Gustavo
Paranaense, que viveu em uma fazenda desde seu nascimento até os 15 anos, sempre fugindo de seus pais para se aventurar com os amigos tomando banho de rio e cachoeira. Vivi no Rio Grande do Sul a partir dos 20 anos de idade, morando na região metropolitana de Porto Alegre. Iniciei minha vida profissional trabalhando na indústria, fiz carreira como gestor da produção e me graduei pela Universidade Feevale.
Em 2014 me reconectei com a natureza! Organizei uma viagem com mais 9 pessoas desconhecidas para ir fazer a Trilha do Rio do Boi, no interior do cânion Itaimbezinho, em Praia Grande – SC. Após aquele final de semana incrível, retornei para casa com 9 novos amigos que não queriam que aquela experiência parasse por ali. Outros roteiros foram feitos, o grupo aumentava e a frequência dos eventos também. O grupo recebeu nome, chamamos de Bah_QueroTrip, onde desde sempre fui tido como o organizador dos roteiros, o que levava a turma para lugares desconhecidos para juntos explorarmos, fazer cada vez mais amizades e fugir da cidade grande, entrar em conexão com a natureza.
O turismo para mim passou a ser um estilo de vida, a cada mês precisava tirar ao menos um final de semana para conhecer lugares novos, especialmente destinos com cachoeiras. Em 2016 criei um objetivo pessoal, de conhecer pelo menos um novo estado a cada ano, desde então visitei atrativos em MS, MG, GO, DF, MT, ES, RJ, SP, PR, SC, BA, AL, PE, RN, sempre de forma muito independente, eu mesmo pesquisando sobre os lugares, organizando o roteiro e desbravando. Ao todo já estive em 14 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.
Internacionalmente tive a oportunidade de viajar pelo Uruguai, Argentina e Chile, viagens que também foram realizadas de forma independente. Em 2019 fiz um mochilão de 16 dias pela Patagônia, uma viagem que certamente me transformou. Como diz o provérbio chinês “Aquele que retorna de uma viagem não é o mesmo que partiu”, pois sempre traremos conosco novas visões de mundo, aprendemos sobre os lugares, sobre as pessoas, sobre a cultura e isso nos faz enxergar as coisas de uma nova perspectiva.
Viajar para mim é sobre isso, e faz parte do meu propósito poder contribuir nesse sentido para que cada vez mais pessoas possam ter experiências que agreguem valor e as façam se apaixonar e respeitar cada vez mais a natureza.
Viajar, acampar, conhecer lugares, cachoeiras se tornou um vício, em alguns períodos dos últimos anos estava fazendo isso em todos os finais de semana, então percebi que não gostaria de continuar vivendo o turismo somente como hobby, era para onde eu precisava direcionar minha vida profissional. Na área do turismo, recentemente busquei formação realizando os seguintes cursos:
-Guia de Turismo Cadastur 05.251728.85-2
-Líder de Turismo de Aventura ISO 21102:2020
-Socorros em Áreas Remotas
E foi no final de 2022 que decidi de uma vez por todas abandonar a vida de escritório, o regime CLT, a carteira assinada, para me dedicar definitivamente para a construção da Viaja BR Turismo.