Trilhando a Chapada – 7 dias
CURTINDO A CHAPADA DIAMANTINA - 5 DIAS
Nosso roteiro Curtindo a Chapada Diamantina começa saindo da cidade de Salvador, você viajante poderá vir de qualquer lugar do país até Salvador e daqui por diante nós da Viaja BR Turismo assumimos o compromisso de te entregar uma experiência com segurança e comodidade, incluindo transporte, refeições, hospedagens, guiamentos e entradas nos atrativos. Simplesmente sua prioridade será de aproveitar cada momento da nossa viagem.
A sua viagem começa agora! Lendo o descritivo certamente você vai se imaginar em todos esses lugares e terá a oportunidade de escolher curtir a chapada com a gente.
Dia 1 – Saída de Salvador, com destino a Nova Redenção, onde visitaremos o primeiro atrativo turístico da nossa programação, o Poço Azul. O poço tem mais de 20 metros de profundidade e a sua cor é impressionante, a visibilidade da água permite você enxergar o fundo nitidamente. No Poço azul recebemos colete e snorkel para realizar a flutuação.
Após nossa visita ao Poço Azul, partimos em direção a cidade de Ibicoara, faremos o check-in em nossa hospedagem, descansaremos um pouco e depois seguimos para nosso jantar.
Dia 2 – Nosso segundo dia de roteiro acontece no município de Ibicoara, onde visitaremos uma das quedas mais lindas da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão. A cachoeira fica dentro de um parque municipal, o acesso é feito a partir de uma trilha sem muita dificuldade técnica, caminhando pelo lado do rio até chegarmos em um cânion com paredes de aproximadamente 100 metros de altura, por onde correm as águas que despencam da queda de 85 metros de altura. Na entrada do cânion é obrigatória a colocação de coletes salva vidas para poder avançar até o ponto onde avista-se a cachoeira por baixo. O lugar é fantástico, a sensação é indescritível e o banho é obrigatório. Além da Cachoeira do Buracão, durante o percurso passamos pela Cachoeira das Orquídeas e Cachoeira do Recanto Verde.
Depois de se banhar na Cachoeira do Buracão, seguimos para o restaurante onde teremos nosso momento de almoço e depois, seguimos para o Vale do Capão, que é um distrito da cidade de Palmeiras, onde pernoitaremos por 2 noites.
Dia 3 – No terceiro dia a gente tem a trilha mais longa da expedição para fazer. Uma caminhada que somando a ida e a volta fecharemos 12 km. O maior desafio é subir a primeira parte da trilha, cerca de 1,5 km, o restante da caminhada é plana e ao final está a vista da cachoeira mais alta da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça, com seus mais de 300 metros de altura, sendo uma das mais altas do Brasil. A cachoeira da Fumaça é mais um dos cartões postais da Chapada Diamantina e não poderia faltar em nossa expedição.
Dia 4 – Nosso quarto dia de roteiro começa com uma visitação na Gruta Lapa Doce. São aproximadamente 850 metros de percurso realizado dentro da gruta, observando estalactites, estalagmites, espeleotemas. Para realização dessa atividade, o atrativo fornece equipamentos de proteção individual como capacete e lanternas para auxiliar na caminhada. Você vai se encantar com os salões maravilhosos da Gruta Lapa Doce.
Saindo da Gruta Lapa Doce, seguiremos para a Fazenda da Pratinha, que é um local com duas grutas para visitação e uma enorme piscina natural de águas azuis, considerada uma das águas mais cristalinas do mundo. Teremos bastante tempo para aproveitar a beleza desse lugar, aproveitando para um belo banho, faremos nosso almoço na fazenda e ao final do tempo programado para esta atração, seguiremos viagem para nossa próxima hospedagem.
Para encerrar o quarto dia, iremos para o Morro do Pai Inácio, que é outro cartão postal da Chapada Diamantina. Um lugar com uma vista de tirar o fôlego, para qualquer lado que você olhar, avistará belas paisagens, este passeio está previsto para acontecer bem ao final da tarde, com a expectativa de observarmos o lindo pôr do sol baiano, se as condições climáticas estiverem favoráveis.
Após a visita ao Morro do Pai Inácio seguimos viagem para nossa última hospedagem, que será na cidade de Lençóis, a cidade mais “badalada” da Chapada Diamantina, vamos dar uma volta pelo centrinho e conhecer um pouco das ruas e prédios cheios de história que nos remete aos anos de 1850 aproximadamente.
Dia 5 – Saímos de nossa hospedagem para visitar a Cachoeira do Mosquito, uma trilha de aproximadamente 1 km nos leva até a base da queda de 70 metros de altura, o nome do local se dá em virtude dos pequenos diamantes (mosquito) que eram encontrados por ali. Teremos um tempo para fotos e banho na cachoeira.
Após concluir a visitação na Cachoeira do Mosquito, retornaremos para a sede da fazenda, para realizar nosso último almoço juntos, trocar de roupa e iniciar nosso retorno para a cidade de Salvador, onde nos despediremos dos novos amigos que formamos durante essa viagem especial, com recordações e vivencias únicas que ficarão eternizadas em nossas memórias e em nossos registros fotográficos.