You are currently viewing Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina

A Cachoeira da Fumaça faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, está dentro do Vale do Capão (Caeté – Açu) que é um Distrito de Palmeiras.

Ela está dentro de uma unidade conservação Nacional. Na entrada para a trilha há a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, a ACV-VC. É uma Associação Civil sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, fundada em 2000. Nela atuam brigadistas voluntários desde 1997 (antes do turismo estar consolidado no Vale do Capão). Nessa época haviam muitas queimadas e eles atuavam sozinhos. A Associação surgiu com a intenção de realizar o ecoturismo sustentável e eles necessitam continuar se capacitando e realizando a manutenção das trilhas. Portanto, na entrada para a Cachoeira da Fumaça, há uma relação de troca com os visitantes que acolhem, cada um que passa é convidado a deixar uma doação na caixinha. Dessa forma apoiamos a realização de cursos pra os associados, ações de educação ambiental para a comunidade local, melhorias para a sede e para as trilhas, compra de equipamentos que são utilizados nas ações de combate à incêndios.
A Associação é muito atenciosa e explica sobre a parte técnica da trilha, principalmente sobre a parte da subida, a conservação do local, assim como orienta fazer um alongamento antes de começar. Há também infraestrutura com banheiros bem cuidados e limpos.
A trilha para a Cachoeira da Fumaça é de nível “moderado”, ela está localizada na “Gerais da Larguinha” onde antigamente criavam-se animais em um antigo curral.


A distancia é de mais ou menos 6 km de trilha, levando em torno de 2h na ida, de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa, sendo os dois primeiros com subida íngreme e irregular. Precisa ter bastante atenção para evitar escorregar. A sensação de superação ao chegar lá em cima é revigorante! Vale muito a pena todo o esforço de subir.

Há 3 formas de fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça: uma delas é indo com uma agência e ou guia, outra forma é indo com alguém que já conhece o local ou então indo pela primeira vez de forma autônoma, o que é possível para pessoas que possuem mais experiência em trilhas, utiliza algum equipamento de navegação. Apesar de não ser obrigatório o acompanhamento de um guia, é bastante recomendado, pois é comum ocorrer situações de turistas que se perdem na trilha.


A Fumaça é considerada uma das Cachoeiras mais altas do Brasil, na placa de entrada há a informação de que ela possui 380 metros de queda livre, há muitas controvérsias sobre sua altura, mas a verdade é que ela transmite uma sensação de adrenalina total quando chegamos no mirante. Sentimos de fato o que a dimensão e grandeza da natureza! No mirante clássico para a fotos, estamos à uma altura de 400 metros.


Durante o percurso vemos muitas flores, há um mirante que conseguimos ter a visão de todo o Vale do Capão, há vários cactos e na subida inicial ou na descida do retorno da cachoeira,, é possível ter a Vista do Morrão. O Vale do Capão é outro lugar que é parada obrigatória para quem vai até a Cachoeira da Fumaça, uma vila charmosa, com casinhas coloridas, várias pinturas nas paredes, onde o estilo de vida é bem peculiar e atrai pessoas de diversos locais do Brasil e até de outros países, que vão morar no Vale do Capão.

Precisa de guiamento ou de um pacote para a Chapada Diamantina, que inclua a Cachoeira da Fumaça? Contate a Viaja Br Turismo. Nosso WhatsApp é o +55 71 98129-8083 . Temos condições facilitadas de pagamento! A vida é feita de experiências, será incrível poder realizar seu sonho!

Deixe um comentário