O Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada Diamantina fica localizado às margens da BR 242, de onde é possível avistar sua imponência, sua energia e beleza.
Na estrada com a vista dele de frente, tem um paradouro chamado Restaurante e Pousada Pai Inácio, onde há infraestrutura de banheiro e também estacionamento onde normalmente turistas de todo o Brasil e do mundo, param para registrar as tradicionais fotos que muitos sonham em tirar!
A trilha pra subir o Morro do Pai Inácio leva em torno de 15 a 30 minutos dependendo do ritmo, o local cobra uma taxa de entrada (informação de maio de 2023) no valor R$ 12 reais, por pessoa, sendo que estudantes pagam meia entrada. No percurso vemos que a trilha é bem preservada e o caminho bem demarcado. Quando estamos quase chegando ao seu topo, duas escadas de madeira ajudam no acesso da subida final.
Lá em cima temos visão da do Morro do Camelo, do Morrão, da BR 242 e seu movimento, tem vários cactos altos, algumas orquídeas, bromélias e vários pontos lindos para fotos. Temos uma visão geral da região da Chapada Diamantina, uma paisagem cênica, com lindas montanhas que jamais sairão da sua mente!
Há também em uma parte do Morro, uma pedra em formato de coração, local que rendem muitas fotos românticas ou também entre amigos(as). Peça ao Guia que estiver com você para lhe mostrar onde fica.
Se você for perto do horário do pôr do sol, com certeza presenciará um dos mais bonitos degradês de cores! Parece que somos “reiniciados” ao ver, a sensação é indescritível. Uma paz nos invade e sentimos sede de viver.
Sobre a origem do nome “Pai Inácio”, existem muitas versões sobre a história.
Uma das versões é a de que “Inácio, era um escravo da região, que tinha um caso com a filha do coronel. Certo dia, o relacionamento foi descoberto e os jagunços perseguiram Inácio até o topo do morro. Encurralado, Inácio preferiu saltar do morro a ser capturado pelos jagunços do coronel. Inácio nunca mais foi visto, mas acredita-se que ele sobreviveu.
Outras versões contam que ele abriu um guarda chuva e conseguiu se salvar ao saltar.
Mesmo sem sabermos se a história seria a verdadeira, não podemos negar a grandeza do Morro do Pai Inácio e toda sua magia. Com certeza ali já aconteceu algo de muito grandioso e divino.
Você precisa de guia para o Morro do Pai Inácio e demais passeios pela Chapada Diamantina? Conte com a VIAJA BR TURISMO, afinal A VIDA É FEITA DE EXPERIÊNCIAS.
Chame pelo WhatsApp +55 71 98129-8083 e saiba mais informações!
Conheça nosso roteiro de 5 dias pela Chapada Diamantina: https://viajabrturismo.com.br/curtindo-a-chapada/
Pingback: Chapada Diamantina